FAMÍLIAS

01 de janeiro de 2021

Se você acessou este link, provavelmente é alguém que busca auxílio para fortalecer seus elos familiares ou para enfrentar os desafios que impedem sua família de viver de forma mais leve e tranquila.

Você veio ao lugar certo para isso!

Sinto-me muito feliz e grata. Retribuo sua escolha com o engajamento de contribuir para o fortalecimento dos elos familiares que pais e mães desejam construir com seus filhos. Tenha certeza: faço isso com muito empenho, acolhimento e profissionalismo.

MODALIDADES DE ATENDIMENTO INDIVIDUAL:

COACHING PARENTAL – “Os pais são os melhores coaches para seus filhos!”

É realizado a partir de um processo de atendimento a pais e cuidadores da criança ou adolescente. A ideia é atuar no autocomprometimento dos pais na melhoria daquilo que é importante para cada família, como o convívio familiar. Os pais são orientados a usar os fundamentos do coaching, de modo informal, na educação dos filhos.

Receber orientações sobre os princípios do coaching possibilita aos pais aprender uma abordagem que enriquece e potencializa a sua relação com os filhos. Há uma inovação nas estratégias de conexão, sem culpabilidade mas, sim, responsabilização por suas escolhas e atitudes.

“A autoridade parental no equilíbrio entre os extremos permissivos ou impositivos!”

  • Atendimento aos pais para orientação da abordagem assertiva e para alcance de objetivos específicos ou resolução de um problema do cotidiano;
  • Para pais com filhos em todas as idades: o que determina a indicação é o desafio e o objetivo que a família tem; A modalidade traz muitos benefícios até mesmo para pais de crianças bem pequenas: é neste período em que os pais estão se construindo como tal, reconhecendo comportamentos e atitudes em cada nova fase do desenvolvimento da criança.
  • Os pais aprendem estratégias, técnicas e abordagens para auxiliar os filhos a desenvolver comportamentos adequados, a resolver problemas e a desenvolver habilidades de vida – como respeito mútuo, autonomia, disciplina, cooperação e organização;

Sessões:

  • Sugestão: entre cinco e dez sessões de orientação aos pais ou cuidadores da criança ou adolescente;
  • As sessões podem ser quinzenais ou semanais, online ou presencial.
  • Serviço de Personal Coaching: atendimento por redes sociais, através da qual os pais podem contatar a coach para esclarecimentos de dúvidas e apoio.

Para saber:

Coaching: processo de condução de uma situação a outra; coach: aquele que conduz que contribui para o processo; coachee: aquele que é conduzido, auxiliado.

COACHING INFANTIL:

Atendimento a crianças de 7 a 13 anos. Sessões estruturadas e realizadas diretamente com a criança, que nesta faixa etária já está madura o suficiente para participar de um processo formal de coaching.

Tem participação eventual dos pais, porém, diferente dos processos de coaching para adultos, tem enfoque lúdico.

No atendimento com a criança são potencializadas as capacidades próprias da criança para que ela seja protagonista de sua história.

Além de focar no objetivo específico ou no comportamento a ser modificado, a criança desenvolverá:

  • Autorresponsabilidade para lidar com as questões do seu dia a dia, sejam estas familiares, escolares ou sociais;
  • Autoconhecimento: conhecer suas características e usá-las de forma positiva para enfrentamento dos desafios da vida e mudança de comportamentos inadequados;
  • Reconhecimento, nomeação, consciência e início do controle das emoções;
  • Habilidades de focar em solução.

            O Kid Coaching não substitui o trabalho psicoterápico ou psicopedagógico. Crianças com dificuldades de aprendizagem ou com indicativos de disfunções emocionais são encaminhadas para profissionais específicos, podendo haver trabalho complementar e integrado entre os profissionais.

Exemplos de indicações para coaching infantil:

  • Questões no convívio consigo mesmo – ansiedade, medo, falta de autoconfiança, timidez, excesso de autoconfiança para questões cotidianas: rotina escolar, brincadeira com amigos e outros.
  • Questões com a família – relacionamento com irmãos, com pais; cumprimento de regras, organização pessoal, dificuldade de relação pautada pelo diálogo;
  • Questões escolares – desinteresse pelos estudos, dificuldade de organização de rotina e construção de hábitos de estudo;
  • Questões de relacionamento social – entrosamento com colegas, posicionamento, resolução de problemas, convivência com adultos.

 COACHING PARA ADOLESCENTES:

Atendimento de adolescentes entre 13 e 18 anos, com o objetivo de levá-los a acreditar em si mesmos, a elaborar meios concretos para alcançar o que deseja para ser protagonista e responsável pelos próprios resultados.

O processo de coaching para adolescentes proporciona mudança de mindset (modelo mental): ou seja, o adolescente tem a possibilidade de mudar a situação atual, rompendo com crenças limitantes do tipo “Sou preguiçoso”, “Não sou bom nesta disciplina”, passando a acreditar na mentalidade de crescimento através de questionamentos como “Se não estou bem nesta disciplina, o que posso fazer para ir melhor?”

Como funciona?

– Programa de dez sessões realizadas diretamente com o adolescente para alcance do objetivo definido (a família participa na primeira sessão);

– Definição de hábitos, novos comportamentos, novas ações que ajudarão a chegar ao objetivo e superar o problema apresentado;

– Durante o processo de coaching o adolescente recebe a Análise de Perfil Sócio-emocional através do método GrowProfiler. Isto promove o autoconhecimento do adolescente e o ajudará a fazer escolhas como cursos e atividades extracurriculares de acordo com seu perfil;

– O processo dura em torno de quatro meses (ou um semestre escolar), com encontros quinzenais. São sete encontros individuais e três com os responsáveis;

– As conquistas do processo irão alavancar outros ganhos como organização pessoal; desempenho escolar; autoestima; relacionamento familiar; além de construir habilidades que serão necessárias para a vida adulta.

MENTORIA PARA MÃES:  

Este programa é para você, mãe, que já está numa caminhada de parentalidade consciente – ou seja, que estuda sobre o assunto e busca equilibrar suas necessidades com as necessidades de seus filhos e de sua família.

No programa de mentoria você receberá feedbacks sobre suas conduções em relação às abordagens e ferramentas utilizadas em uma educação respeitosa.

Bases de referência para a mentoria:

  • Neurociência aplicada ao desenvolvimento e à educação;
  • Disciplina Positiva;
  • Parentalidade Consciente;
  • Coaching parental;
  • Pedagogia da Escuta;
  • Educação Montessoriana;
  • Linguagens do Amor.

O programa pode partir de uma demanda específica ou girar em torno do aprofundamento dos temas e estratégias de educação respeitosa. Envolve experimentação de situações e ferramentas da disciplina positiva e da parentalidade consciente.

Exemplos de situações ou desafios a serem trabalhados na mentoria:

  • Dificuldade para manter a consistência nas atitudes e utilização das estratégias educativas eficazes e respeitosas;
  • Resistência do cônjuge para aderir à abordagem e dificuldade em encontrar ferramentas que possam motivá-lo;
  • Crenças limitadoras que estão enraizadas e impedem de colocar em prática os princípios educativos que acredita;
  • Falta de encorajamento para acreditar em suas capacidades e habilidades maternas mesmo sabendo, na teoria, o quê e como precisa ser feito.

MODALIDADES COLETIVAS PARA FAMÍLIAS:

Workshops: vivências e reflexões sobre situações familiares cotidianas como regras, rotina, uso de eletrônicos, adolescência, resolução de conflitos sem perder a calma.

​Cursos Online: aprofundamento de princípios e ferramentas educativas para resolução de conflitos na família e fortalecimento dos elos familiares.

Palestras: abordagem de um tema específico com apresentação de estratégias eficazes e rápidas. Temas que podem ser customizados a pedido de grupos, instituições ou empresas.

​Grupo de Estudos: aprofundamento teórico e prático a partir de uma referência ou um livro específico, como as abordagens disciplina positiva, parentalidade consciente, educação montessoriana.

Oficina para crianças: vivências lúdicas e experimentais para o desenvolvimento das habilidades sócioemocionais e para construção das habilidades de vida prática: Oficina das emoções; Organização da rotina escolar; construção de Planners e agendas.

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